Tuesday, April 03, 2007

Pirexia nas férias 4|4


A Febre ou pirexia, é uma reacção orgânica de múltiplas aplicações contra um mal comum, interpretada pelo meio médico como um simples sintoma, a reacção descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis acima de 37 graus Celsius chama-se Febre e é um mecanismo adaptativo próprio dos seres vivos. A febre é uma reacção do corpo contra patógenos; a sensação que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos com a vasodilatação causada pelo aquecimento. Apesar da maior parte das febres ser causada por infecções, nem sempre febre é indicador de infecção. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal através da boca, da axila ou do ânus utilizando um termómetro, que pode ser normal ou electrónico.

Estás de férias ou doente?
Bem, a verdade é que estou de férias e doente. Talvez mais doente que de férias. Porque férias e doente não combina.
Não tenho força, tenho frio como se estivesse nu em pleno inverno, calor como quem se agasalha para uma temperatura negativa mas num cenário tórrido de deserto!
Estou carente de casa e mimos. Tenho estado atento à programação da televisão e começo a ficar farto desta “parvalheira”.
Depois de ficar com a nádega esquerda toda dorida graças à injecção de penicilina, aguardo pelo ultimo dia de febre, amanhã. Quem entende da “coisa” entendeu que este era o limite deste sintoma causado pela bela da otite que se lembrou de se fazer acompanhar da amigdalite (como duas senhoras que se lembram de ir à casa de banho juntas sei lá eu fazer o quê).É o final da pirexia, mas serei eu capaz de deixar de pirar? Ou será este um estado efectivo? Que pire sem febre.

4 comments:

Anonymous said...

Do que precisas sei eu!!!!!Menino mimado!!!!!!!******************************************************************************************************

Anonymous said...

Escreve-se Penicilina, sua acéfala lol

Domus quieta said...

Yupiiii, ganhei um dicionário através do blogspot, que bom!
É pena não ter nome, mas para variar há quem prefira manter o anonimato cobarde para denegrir de alguma forma quem lhes afronta naturalmente. Ups penicilina também para ti, seu/sua "coisa".

Anonymous said...

melhoraaaaaaas...